sábado, 21 de agosto de 2010

Limpeza e lubrificação pós-uso.

O pior inimigo da bicicleta é a sujeira acompanhada pela água. Uma vez que a sujeira penetre no sistema de câmbios e rolamentos, ela age de forma abrasiva, destruindo gradualmente os rolamentos e também estragando outros componentes, como corrente, catraca (pinhões), engrenagens do pedivela (coroas), etc.

 A única forma de se limpar a bicicleta é com água e sabão e, quando preciso, desengraxantes. Não é preciso nenhum equipamento sofisticado para lavar a bicicleta com eficiência, somente um balde com água e sabão, um vaporizador com desengraxante, uma esponja, uma escova e uma mangueira.

Para melhores resultados, uma ferramenta de lavagem de corrente e um limpador de pinhões podem ser usados.

Após esse procedimento, recomenda-se que se gotejado óleo multiuso na corrente sendo uma gota por elo. Existem no mercado vários lubrificantes apropriados para corrente á base de teflon que são considerados “secos”. Evite utilizar óleo spray, pois seu jato acaba “melando” excessivamente a corrente alem de várias partes da sua bicicleta. Caso seja a única opção, aplique-o de em pequena quantidade e com o jato virado para o lado oposto á bicicleta (de dentro para fora).

NUNCA USE NENHUM TIPO DE ÓLEO VEGETAL COMO OLEO DE SOJA, OLEO DE OLIVA, OLEO DE LINHAÇA, ETC.
APESAR DO NOME, ELES NÃO TEM PODER LUBRIFICANTE ALEM DE FORMAR UMA GOMA NA PARTE APLICADA QUE CHEGA A COMPROMETER A PEÇA.

Recomenda-se somente a manutenção da corrente pelo usuário, pois para todas as outras partes mecânicas que também requerem algum tipo de lubrificação, aconselhamos que seja feita por um profissional qualificado.

:: Lavagem

Comece lavando a bicicleta de cima para baixo, com uma mangueira. Não é recomendável o uso de mangueira de alta pressão, pois a alta pressão pode empurrar a sujeira para dentro dos rolamentos. Apenas deixe a água correr da mangueira para a bicicleta. Não aponte a mangueira diretamente para os rolamentos dos cubos ou os rolamentos do movimento central. Se a bicicleta está com barro, tente removê-lo todo nessa fase.



Use uma escova em áreas de difícil acesso, como em volta dos pedais, flanges dos cubos, alavancas de câmbio, cravos dos pneus, etc. Se os pinhões estiverem com lama, esfregue o máximo possível. Uma chave estreita pode ser usada entre os pinhões.

Pincele o desengraxante no conjunto da roda livre (pinhões). Após deixar agir por alguns minutos, esfregue-a com uma escova. Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Não esqueça as guias e roldanas do câmbio, os dentes das engrenagens (coroas) e a corrente.

Fonte: www.caloi.com.br

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