segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OFICINA CERTA

OFICINA CERTA

Saiba escolher a melhor oficina
e deixe sua bike em boas mãos
Oficinas existem muitas. Difícil é saber quem trabalha bem, quem é honesto e tem bons preços. A Bikemagazine fez para você um guia para ajudar você a identificar boas oficinas e não entrar em fria.
Procure se informar com amigos que pedalam para colher informações sobre a honestidade e a qualidade de serviços de alguma oficina. Saiba o nome do proprietário e do mecânico. Ao chegar se apresente e diga que foi indicado pelo seu amigo. Você não será apenas mais um. Será um cliente que veio indicado por alguém.
Aparências enganam. E muito. Nem sempre uma oficina superequipada, localizada em um local nobre e com propaganda em revista é sinal de bons serviços. Do mesmo modo, nem sempre uma oficina pequena, escondida e de pouca fama é sinal de maus serviços. Para isso, vale a informação colhida com ciclistas de sua cidade.
Grande ou pequena, famosa ou desconhecida, é imprescindível que a oficina em que você leva sua bike seja de confiança e que os profissionais saibam trabalhar bem. Você procura um mecânico experiente e não um aprendiz.
Repare se ela tem bom aspecto, se é organizada e limpa e se possui o ferramental necessário para executar bons serviços. A falta de ferramentas adequadas leva à improvisação que leva a danos em peças e equipamentos.
Fique atento à maneira de ser atendido. Bons profissionais ouvem o cliente para saber qual o problema e a necessidade dele. Fazem uma ordem de serviço e anotam tudo o que o cliente relatou. Fuja de lugares onde o atendente nem te olha nos olhos e não ouve você.
A honestidade sempre acompanha um bom profissional. Peças que foram substituídas devem ser guardadas, limpas e entregues ao cliente como prova de substituição, expontaneamente.
Bons mecânicos são sempre ligados ao esporte e procuram se atualizar em sua profissão. Ao chegar na oficina, repare se há revistas sobre bikes, livros, e bicicletas recém lançadas. Não há como se atualizar na profissão se não for pela pesquisa e leitura.
Nem sempre uma boa loja de bikes é uma boa oficina e vice-versa. Às vezes vale a pena comprar o acessório em uma loja e ir montar em uma oficina de sua confiança.
Ao deixar sua bike em uma oficina pegue um recibo com a descrição completa de sua bike * e os relatos dos problemas. Deixe seu telefone, pegue o cartão deles, nome de quem atendeu você e marque dia e hora para vir buscar a bike. Se o orçamento não ficar pronto na hora, peça para te ligarem e passarem o valor do serviço.
* No caso de sua bike desaparecer, essa será sua única prova que a deixou lá.
Antes de pagar pelo serviço, peça para testar sua bike na rua. Rode pelo menos um quilômetro e veja se os defeitos apontados por você foram sanados. Se não foram....fique com o pé atrás! Onde já se viu entregar uma bike ao cliente com os mesmos defeitos? Tudo certo? Pague e peça nota fiscal do serviço. Exija a garantia do serviço (em geral 90 dias) por escrito na nota. Esse cuidado pode poupar dor de cabeça no futuro.
Gostou do serviço? Foi bem tratado? Volte sempre. Pague o bom serviço indicando esta oficina a seus amigos.
Elogie e agradeça ao mecânico. Elogiar faz bem!
EVITE
Oficinas sujas - Se a oficina é suja é sinal de desleixo. O serviço tende a ser mau feito.
Mecânicos sujos - Bons mecânicos sujam no máximo as mãos. Acredite! Roupas sujas, rosto sujo, ferramentas sujas... melhor pensar duas vezes antes de deixar sua bike aí.
Mau humor - Se não atendem bem (prepotência, falta de consideração ao cliente, grosseria, etc..) você pode ter problemas se tiver que recorrer à garantia, por exemplo. Já que você está pagando, pague por alguém que atende bem.
Oficina bagunçada - Peças espalhadas pelo chão, sujeira no chão, serviço acumulado, denunciam falta de zêlo. Acha mesmo que sua bike vai ser bem tratada neste lugar?
Peças e acessórios empoeirados - Significam desleixo e pouco giro de mercadorias, portanto, esta oficina tem poucos clientes.
Oficina vazia - Se a oficina é nova no lugar, tem até explicação, caso contrário significa que ela não tem boa reputação. Um bom mecânico é como um bom médico: tem que esperar dias, ou até semanas para conseguir agendamento.
Especialistas em tudo - Isso não existe. Nem sempre uma oficina é adequada para cuidar de uma suspensão sofisticada ou freio a disco, por exemplo. Um bom profissional vai ser honesto e sincero com você e vai te indicar a uma outra oficina.
Dica: Em geral, um bom mecânico é também ciclista e participa de competições. É nas competições que ele fica atualizado com novos lançamentos. Não precisa ser um atleta olímpico, mas tem que pedalar...

 Fonte: Bikemagazine

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